domingo, 10 de janeiro de 2010

A BALANÇA - (atividade 1)



Leia a história e vá respondendo as perguntas
.

A BALANÇA

Wallace Leal. V. Rodrigues

Quando menino eu vivia brigando com meus companheiros de brinquedos. E voltava para casa lamuriando e queixando-me deles, isso ocorria, as mais das vezes , com Beto, o meu melhor amigo.

Por que você acha que a personagem da história brigava com seu melhor amigo? Você já brigou com o seu melhor amigo? Por que?


Um dia, quando corri para casa e procurei mamãe para queixar-me do Beto ela me ouviu e disse o seguinte:

O que você acha que a mãe disse para o filho?

- Vá buscar a sua balança e os blocos.
- Mas o que tem isso a ver com o Beto?
- Você verá... Vamos fazer uma brincadeira.
Obedeci e trouxe a balança e os blocos.

Por que a mamãe mandou trazer a balança e os blocos?
Então ela disse:
- Primeiro vamos colocar neste prato da balança um bloco para representar cada defeito do Beto. Conte-me quais são.
Fui relacionando-os e certo númer de blocos foi empilhado daquele lado.
- Você não tem mais nada a dizer? Eu não tinha e ela propôs: Então você vai, agora, enumerar as qualidades dele. Cada uma delas será um bloco no outro prato da balança.
Eu hesitei, porém ela me animou dizendo:
- Ele não deixa você andar em sua bicicleta? Não reparte o seu doce com você?
Concordei e passei a mencionar o que havia de bom no caráter de meu amiguinho. Ela foi colocando os blocos do outro lado. De repente eu percebi que a balança oscilava. Mas vieram outros e outros blocos em favor do Beto.
Dei uma risada e mamãe observou:
- Você gosta do Beto e ficou alegre por verificar que as suas boas qualidades ultrapassam os seus defeitos. Isso sempre acontece, conforme você mesmo vai verificar ao longo de sua vida.

O que você achou da estratégia da mamãe?
Você concorda que todas as pessoas possuem defeitos e qualidades?

Agora desenhe um amigo e escreva todas as qualidades que você vê nele.

Evangelizadora Ana Neri C.Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário