quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Leia alguns títulos tirados do Evangelho Segundo o Espiritismo, escolha uma e ilustre







Depois de ilustrarem , podemos compartilhar e expor




Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.



Bem-aventurados os puros de coração.


Fora da caridade não há salvação.


Bem- aventurados os mansos e pacíficos.

Evangelizadora Ana Neri C. Almeida

Numere cada parábola a seu tema



  1. PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO
  2. PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO
  3. PARÁBOLA DO ÓVULO DA VIÚVA
  4. PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO
  5. PARÁBOLA DO SEMEADOR
( ) caridade
( ) maturidade espiritual
( ) o bem e o mal
( ) perdão
( ) amor ao próximo

Evangelizadora Ana Neri C. Almeida

ATIVIDADE 2--Parábolas

LEIA OS TRECHOS DE ALGUMAS PARÁBOLAS QUE JESUS CONTOU E COLOQUE O TÍTULO

UM HOMEM VINHA DE JERUSALÉM PARA JERICÓ E FOI ASSALTADO NO CAMINHO , FICANDO SEMI - MORTO. ....
PASSOU UM LEVITA, PASSOU UM SACERDOTE E AMBOS NADA FIZERAM...
SOMENTE O SAMARITANO QUE O AJUDOU. _______________________

EXISTIA NO TEMPO DE JESUS UM LUGAR ONDE AS PESSOAS DEPOSITAVAM SUAS DOAÇÕES . GERALMENTE FAZIAM EM MOEDAS....
UMA MULHER QUE SÓ POSSUÍA UMA MOEDA FEZ A SUA DOAÇÃO....
QUEM FEZ A MAIOR DOAÇÃO? - PERGUNTOU JESUS. ________________

UM PAI TINHA DOIS FILHOS. O MAIS NOVO RESOLVEU PEDIR SUA PARTE NA HERANÇA E SAIU PARA O MUNDO...
DEPOIS DE GASTAR TODA SUA FORTUNA E TORNAR-SE UM MENDIGO,RESOLVE VOLTAR PARA CASA E PEDIR AJUDA A SEU PAI.... __________________________________________________

SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA AUXILIAR NAS AULAS


BRINCADEIRA DA FORQUINHA

Obj: Auxiliar a recordar alguns conceitos trabalhados e abrir uma conversa para esses variados temas.


Podemos fazê-la para agradecer , pedir ou louvar _ _ _ _

Ele pode ver, ouvir, sentir.. os espíritos. Pode escrever suas mensagens _ _ _ _ _ _

O lugar onde nos reunimos para estudar, ouvir o evangelho, fazer prece, ouvir palestra, receber tratamento espiritual..... _ _ _ _ _ _ /_ _ _ _ _ _ _ _

É uma virtude que devemos praticar sempre _ _ _ _ _ _ _ _

Codificador da Doutrina Espírita _ _ _ _ _ /_ _ _ _ _ _


VOCÊ PODERÁ ADICIONAR VÁRIOS CONTEÚDOS

Evangelizadora Ana Neri Cruz de Almeida

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ACOLHIMENTO


DINÂMICA DO ABRAÇO

É importante que a criança se sinta acolhida logo ao chegar ao Centro Espírita.
Em primeiro lugar eles se acomodam .
Se estivem agitados, cante com eles para chamar a atenção.
Coloque uma música suave e os convide para a prece.
Depois da prece, conversem um pouco com eles para saber quem está vindo pela primeira vez.
Apresente-se e proponha que eles façam o mesmo.

Depois proponha dinâmica do abraço.













Você vai precisar de vários CDs de músicas de ritmos variados e um aparelho de som.
Precisará também de uma folha de cartolina com caneta piloto ou lousa e giz.
Folha de sulfite para todos e lápis de escrever, borracha, lápis de cor.
Se tiver uma máquina fotográfica , fotografe toda a brincadeira.
Disponha-os pelo espaço que deixará vago e proponha que andem ao ritmo da música.
Não podem falar e devem ouvir a comanda.
Deixe-os se movimentarem por alguns instantes e diga:
Abraço de 4 . As crianças terão que se abraçar .
Coloque outro ritmo e depois diga: Abraço de 2.
Novamente a música, novamente eles circulam ao som do ritmo e depois : Abraço de 8 e assim sucessivamente até que a última comanda será: Abraço de todos.
Depois peça que sentem no chão para uma conversa.
Pergunte:
Gostaram?
Sentiram dificuldades? Por que?
O que precisou acontecer para que desse certo? Deixe que falem e anote.
Que mais?
O que poderia acontecer que não daria certo? Anote
Como devemos receber as pessoas que vem à Casa Espírita?
O que devemos fazer para que as aulas de evangelização possam dar certo?
O que precisamos fazer colaborar?
É importante a organização para que uma tarefa dê certo?

Etc.....

Agora eu registrei a brincadeira através da fotografia.
Agora eles registrarão através do desenho.
Dê uma folha de sulfite e material para cada um.
Peça que coloquem o nome completo e desenhem a brincadeira para montarmos uma painel.


Evangelizadora Ana Neri C. de Almeida

ATIVIDADE - CARIDADE






I
LUSTRE ALGUMAS FORMAS DE SE FAZER A CARIDADE

  • PRECE POR ALGUÉM QUE NECESSITE.
  • DAR ALIMENTOS A QUEM PASSA FOME
  • VISITAR ALGUÉM DOENTE.
  • OUVIR ALGUÉM QUE ESTÁ PRECISANDO CONVERSAR.
  • AJUDAR UM COLEGA NA LIÇÃO


Evangelizadora : Ana Neri C. de Almeida

ATIVIDADE 3- PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO






COMO VOCÊ PODE AJUDAR?

  1. Dividir as crianças em duplas, trios, grupos ou mesmo individualmente.
  2. Dar um tempo para a resposta.
  3. Abrir um grupão para compartilhar as respostas.

  • LIGIA ESTÁ CHORANDO PORQUE CAIU E SE MACHUCOU. O QUE VOCÊ PODERIA FAZER PARA AJUDÁ-LA?
  • JOÃO ESTÁ TRISTE PORQUE SEU PAI ESTÁ DOENTE. COMO PODERIA AJUDÁ-LO?
  • PEDRO ESTÁ COM A PERNA ENFAIXADA E NÃO PODE SAIR PARA BRINCAR. O QUE FARIA PARA AJUDÁ-LO?
  • LUÍS PERDEU SUA BORRACHA E ESTÁ TRISTE. COMO AJUDÁ-LO?
  • JÚLIA ESTÁ TRISTE PORQUE SEU AVÔ DESENCARNOU. O QUE VOCÊ FARIA PARA AJUDÁ-LA?
  • PAULA ESTÁ TRISTE PORQUE SEUS PAIS BRIGARAM. COMO AJUDÁ-LA?

Evangelizadora Ana Neri C. de Almeida

ATIVIDADE 2 - PARÁBOLA O ÓBULO DA VIÚVA






Esta atividade pode ser aplicada para a Parábola " O óbulo da viúva
Individual ou dupla
Compartilhar no final.


LEIA E RESPONDA



  1. O QUE VOCÊ FARIA SE ESTIVESSE SENTADO NUM ÔNIBUS LOTADO E ALGUÉM PRECISASSE SE SENTAR?
  2. SE ESTIVESSE NA ESCOLA TOMANDO SEU LANCHE E VOCÊ PERCEBESSE QUE SEU COLEGA ESTIVESSE SEM LANCHE?
  3. O QUE FARIA SE ENTRASSE NA SUA SALA DE AULA UM COLEGA QUE TODOS ACHASSEM ESQUISITO E NINGUÉM O CONVIDAVA BRINCAR?
  4. O QUE VOCÊ FARIA SE UM COLEGA LHE CONVIDASSE A FAZER UMA MALDADE COM OUTRO COLEGA?
  5. COMO AGIRIA SE ALGUÉM LHE PEDISSE UM PÃO PORQUE ESTÁ COM FOME?
  6. O QUE VOCÊ FARIA SE VISSE ALGUÉM MALTRATANDO UM ANIMAL?
Evangelizadora Ana Neri C. de Almeida

O ÓBULO DA VIÚVA





O óbulo da viúva


E estando Jesus assentado defronte donde era o gazofilácio, observava ele de que modo deitava o povo ali o dinheiro; e muitos, que eram ricos, deitavam com mão larga. E tendo chegado uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas, que importavam um real. E convocando seus discípulos, lhes disse: Na verdade vos digo, que mais deitou esta pobre viúva do que todos os outros que deitaram no gazofilácio. Porque todos os outros deitaram do que tinha na sua abundância: porém esta deitou da sua mesma indulgência tudo o que tinha, e tudo o que restava para seu sustento. (Marcos, XII: 41.44—Lucas,XXI: 1-4 )

E.S.E. capítulo XIII – item 5

Proposta de exploração oral do texto

- Você sabe o que é gazofilácio?
- Por que Jesus disse que a viúva havia contribuído mais se ela deu somente duas pequenas moedas?
- O que Jesus queria ensinar contando esta parábola?
- Você acredita que todas as pessoas podem ajudar de alguma maneira?

DESENHE COMO VOCÊ IMAGINA A CENA DA PARÁBOLA , CONTADA POR JESUS.




FORME DUPLA E ESCREVAM UMA FRASE BEM BONITA INCENTIVANDO AS PESSOAS A SE AJUDAREM. PROCURE ILUSTRÁ-LA E ASSIM VOCÊ TERÁ UM CARTAZ. APRESENTE O CARTAZ PARA A TURMA





DESENHE SUA MÃO, PINTE BEM BONITO E ESCREVA 3 AÇÕES PARA AJUDAR ALGUÉM. DEPOIS COMPARTILHE COM SEUS COLEGAS .






DESENHE OU ESCREVA O QUE VOCÊ ENTENDE POR:


CARIDADE MATERIAL



CARIDADE MORAL



Evangelizadora Ana Neri C. Almeida

PARÁBOLA




PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO


TEMA: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

LEIA A PARÁBOLA E ILUSTRE (ATIVIDADE 1)


UM HOMEM VINHA DE VIAGEM E DESCIA POR UMA ESTRADA.



NO CAMINHO FOI ASSALTADO POR BANDIDOS.



FICOU NO CHÃO QUASE MORTO





O PRIMEIRO HOMEM QUE PASSOU ERA SACERDOTE. ELE OLHOU , NÃO PAROU PARA AJUDAR E CONTINUOU ANDANDO.





PASSOU OUTRO HOMEM, FINGIU QUE NÃO VIU O HOMEM ESTENDIDO NO CHÃO E NÃO FEZ NADA.





POR FIM, PASSOU UM SAMARITANO, UM HOMEM DE BOM CORAÇÃO , OLHOU E AJUDOU O MOÇO QUE ESTAVA TODO MACHUCADO.





ATIVIDADE 2

AGORA VAMOS MONTAR UM MURAL COM O TRABALHO DE VOCÊS.



ATIVIDADE 3
DRAMATIZAÇÃO DA PARÁBOLA



ATIVIDADE 4

RODA DA CONVERSA
TEMA: COMO PODEMOS APLICAR ESSA PARÁBOLA DE JESUS NO DIA A DIA?

Evangelizadora Ana Neri C. de Almeida

AMOR COM AMOR SE PAGA





TEMA: Lei de causa e efeito:


LEIA O TEXTO COM MUITA ATENÇÃO. A SEGUIR RESPONDA AS PERGUNTAS.


O LEÃO E O RATINHO

AO SAIR DO BURACO, VIU-SE UM RATINHO ENTRE AS PATAS DO LEÃO. ESTANCOU, DE PÊLOS EM PÉ , PARALISADO PELO TERROR. O LEÃO, PORÉM, NÃO LHE FEZ MAL NENHUM.
- SEGUE EM PAZ, RATINHO; NÃO TENHAS MEDO DE TEU REI.
DIAS DEPOIS, O LEÃO CAIU NUMA REDE. URROU DESESPERADAMENTE, DEBATEU-SE , MAS QUANTO MAIS SE AGITAVA MAIS PRESO FICAVA.
ATRAÍDO PELOS URROS, APARECEU O RATINHO.
- AMOR COM AMOR SE PAGA - DISSE ELE LÁ CONSIGO E PÔS-SE A ROER AS CORDAS. NUM INSTANTE CONSEGUIU ROMPER UMA DAS MALHAS. E COMO A REDE ERA DAS TAIS QUE ROMPIDA A PRIMEIRA MALHA AS OUTRAS SE AFROUXAVAM, PÔDE O LEÃO DESLINDAR-SE E FUGIR.

MAIS VALE PACIÊNCIA PEQUENINA DO QUE ARRANCOS DE LEÃO.

Monteiro Lobato
Fábulas, Editora Brasiliense.

l- NA FÁBULA RECONTADA POR MONTEIRO LOBATO, COMO SE DESCREVE O TERROR QUE O RATINHO SENTIU ENTRE AS PATAS DO LEÃO?



2- O QUE FEZ O LEÃO COM O RATINHO?



3- O QUE ACONTECEU COM O LEÃO TEMPOS DEPOIS?



4- QUAL ATITUDE QUE MOSTRA O ENSINAMENTO DA FÁBULA: “AMOR COM AMOR SE PAGA”.




5-COMO PODEMOS DIZER QUE SE ENCAIXA NA LEI DE CAUSA E EFEITO?


Evangelizadora Ana Neri C. de Almeida

-------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 10 de janeiro de 2010

AMIGO SECRETO




AMIGO SECRETO


FAÇA UM CARTÃO BEM BONITO PARA UM AMIGO. ESCREVA UMA FRASE BEM BONITA DIZENDO O QUANTO É BOM TER UM AMIGO.

DEPOIS PEÇA A SUA PROFESSORA PARA SORTEAR OS NOMES DOS AMIGOS DO GRUPO.

FAÇA UMA LISTA DE QUALIDADES


NO MOMENTO DE ENTREGAR O CARTÃO, LEIA A LISTA DE QUALIDADES DO SEU AMIGO, SÓ DEPOIS ENTRE O CARTÃO QUE FEZ , COM UM ABRAÇO BEM APERTADO.





Evangelizadora Ana Neri C. de Almeida

DICIONÁRIO DE VIRTUDES


VOCÊ JÁ FOLHEOU UM DICIONÁRIO? COMO ELE ESTÁ DIVIDIDO? ENTÃO VAMOS FAZER UM DICIONÁRIO DE VIRTUDES, SEGUINDO O ALFABETO.

VOCÊ NÃO PRECISA ESCREVER MUITAS VIRTUDES COM UMA SÓ LETRA. ESCOLHA UMA OU DUAS VIRTUDES PARA CADA LETRA.

LEMBRE-SE QUE VOCÊ VAI ESCREVER O SIGNIFICADO DA MANEIRA QUE ENTENDER.

RECORTE AS LETRAS ABAIXO E COLE-AS EM ¼ OU ½ FOLHA DE SULFITE. NÃO ESQUEÇA DE MONTAR A CAPA E ILUSTRAR CADA VIRTUDE.

O DICIONÁRIO PODE CHAMAR: “ DICIONÁRIO DO BEM.”.

A B C D E F G
H I J L M N O
P Q R S T U V
X Z



SUGESTÃO:

AMOR, AMIZADE, BONDADE, CARIDADE, DOÇURA, ESPERANÇA, FRATERNIDADE, GRATIDÃO , HUMILDADE, INTELIGÊNCIA, JUSTIÇA, LEALDADE,
MATERNIDADE , NATUREZA, ORGANIZAÇÃO, QUALIDADE, PERDÃO, RESPEITO, SAUDADE, TERNURA, UNIÃO, VERDADE...

Evangelizadora Ana Neri C. de Almeida

A BALANÇA (atividade do coração)



Ter amigos é muito bom, ser amigo é ainda melhor.
Amizade também é conhecer o outro. Saber aquilo que gosta, o que não gosta, o que gosta mais ou menos, o que aprende com mais facilidade , o que aprende com mais dificuldade.

ATIVIDADE DO CORAÇÃO

DESENHE UM CORAÇÃO.
DENTRO DO CORAÇÃO VOCÊ VAI ESCREVER COISAS DE QUE VOCÊ GOSTA.

JÁ ESCREVEU?

FORA DO CORAÇÃO, VOCÊ VAI ESCREVER COISAS DE QUE NÃO GOSTA.

QUANDO ACABAR PODEMOS COMPARTILHE COM OS AMIGOS.


Evangelizadora Ana Neri C. de Almeida

A BALANÇA - (atividade 1)



Leia a história e vá respondendo as perguntas
.

A BALANÇA

Wallace Leal. V. Rodrigues

Quando menino eu vivia brigando com meus companheiros de brinquedos. E voltava para casa lamuriando e queixando-me deles, isso ocorria, as mais das vezes , com Beto, o meu melhor amigo.

Por que você acha que a personagem da história brigava com seu melhor amigo? Você já brigou com o seu melhor amigo? Por que?


Um dia, quando corri para casa e procurei mamãe para queixar-me do Beto ela me ouviu e disse o seguinte:

O que você acha que a mãe disse para o filho?

- Vá buscar a sua balança e os blocos.
- Mas o que tem isso a ver com o Beto?
- Você verá... Vamos fazer uma brincadeira.
Obedeci e trouxe a balança e os blocos.

Por que a mamãe mandou trazer a balança e os blocos?
Então ela disse:
- Primeiro vamos colocar neste prato da balança um bloco para representar cada defeito do Beto. Conte-me quais são.
Fui relacionando-os e certo númer de blocos foi empilhado daquele lado.
- Você não tem mais nada a dizer? Eu não tinha e ela propôs: Então você vai, agora, enumerar as qualidades dele. Cada uma delas será um bloco no outro prato da balança.
Eu hesitei, porém ela me animou dizendo:
- Ele não deixa você andar em sua bicicleta? Não reparte o seu doce com você?
Concordei e passei a mencionar o que havia de bom no caráter de meu amiguinho. Ela foi colocando os blocos do outro lado. De repente eu percebi que a balança oscilava. Mas vieram outros e outros blocos em favor do Beto.
Dei uma risada e mamãe observou:
- Você gosta do Beto e ficou alegre por verificar que as suas boas qualidades ultrapassam os seus defeitos. Isso sempre acontece, conforme você mesmo vai verificar ao longo de sua vida.

O que você achou da estratégia da mamãe?
Você concorda que todas as pessoas possuem defeitos e qualidades?

Agora desenhe um amigo e escreva todas as qualidades que você vê nele.

Evangelizadora Ana Neri C.Almeida